Concierto mensual
Orfeón de Castrillón y Grupo Coral de Ponte (Guimaraes)
2 de Noviembre 2013 – 20 horas Valey Teatro
Entrada libre y gratuita hasta completar el aforo

Grupo Coral de Ponte

A 27 de Janeiro de 1977 o Grupo Coral de Ponte iniciou a sua caminhada. Com o objectivo de solenizar as Eucaristias dominicais da Vila de Ponte, este coro deu os primeiros passos. Foi nestes primeiros anos que o coro começou a participar em actividades culturais e realizou diversas viagens, onde se destaca a “épica” viagem a Itália realizada de autocarro. Foi nesta viagem que os coralistas tiveram o privilégio de conhecer o Papa de então.

A partir de 1989, o GCP passou a dedicar-se também à música clássica polifónica religiosa e profana, tendo começado a participar em encontros corais. De destacar as participações nos “Encontros de Coros do Minho”, tendo inclusive organizado a sua VI edição. Organizou também anualmente Concertos Corais de Natal e Páscoa na Vila de Ponte, em serviço à comunidade. Sendo um coro protocolado com a Câmara Municipal de Guimarães, também participa regularmente nos concertos organizados por esta instituição.

O GCP iniciou um intercâmbio internacional com três coros das Astúrias – Espanha, o Orfeón de Castrillón, o Coro de Mieres, e o Coro de LLanera.

Foi também o GCP que deu início ao Encontro de Coros da Zona Pastoral das Taipas.

Em 2008, o Grupo Coral de Ponte foi convidado pela Câmara Municipal de Guimarães a participar na gravação do CD “Hinos”. No final desse mesmo ano, organizou um concerto de Natal, para o qual convidou o Grupo Coral de Azurém e a orquestra de Câmara Collegia Ensemble. Deste concerto, resultou a gravação do “nosso” CD – CORDAS & VOZES.

A 26 de Janeiro de 2011, o Grupo Coral de Ponte regista-se como Associação sem fins lucrativos, e a partir desta data novos projectos são delineados.

Nunca esquecendo a sua função religiosa, é neste ano que o GCP canta no Santuário do Sameiro, no Santuário de São Bento da Porta Aberta e no Santuário de Fátima, entre outros. É também em 2011 que o GCP inicia uma parceria com o Museu de Alberto Sampaio, onde participou na iniciativa “Museu à Noite”, inaugurando uma exposição. No Paço dos Duques participou na mesma iniciativa, “Museu à Noite”, e a convite do seu director realizou o concerto comemorativo dos 10 anos da elevação da Cidade de Guimarães a Património da Humanidade.

O ano de 2012 começa com novo concerto no Santuário do Sameiro e outro no Paço dos Duques. Neste ano, destacam-se as participações do GCP nas actividades inseridas na Capital Europeia da Cultura. A convite do Museu de Alberto Sampaio, o GCP actuou na inauguração da exposição “Angelorum”. Também foi convidado pela Câmara Municipal de Guimarães a integrar o “Coro de Guimarães”, que inaugurou a Plataforma das Artes no dia 1 de Portugal em conjunto coma Orquestra Estúdio. 2012 termina com um concerto no Santuário da Peneda, Gerês.

O GCP conta actualmente com cerca de 30 vozes mistas, e a direcção artística está entregue ao Maestro José Luís de Freitas e ao Organista Ricardo Freitas.